segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Nota Biográfica

GRUPO DE FADOS DE COIMBRA “TOADA COIMBRÔ




O Grupo de Fados de Coimbra ‘Toada Coimbrã’ é composto por antigos estudantes de Coimbra que na década de 80 frequentaram aquela insigne e velha Universidade. Hoje, duas décadas decorridas após a sua criação e não obstante alguns dos seus elementos exercerem actividade profissional fora de Coimbra (Aveiro, Viseu e Castelo Branco), a divulgação da Canção de Coimbra continua a ser o motivo de encontro destes antigos estudantes e a forte responsável pela amizade que os une. Esta é, aliás, a grande diferença do grupo Toada Coimbrã, a sua longevidade enquanto grupo e sempre com a mesma formação.

Início de actividade

O Grupo “Toada Coimbrã” iniciou a sua actividade em Março de 1987, então apenas com três elementos, com a apresentação de um fado inédito num programa televisivo. Os elementos que o constituíam na sua génese, bem como os que se vieram a juntar um ano depois, passaram pela escola de fado da Secção de Fado da AAC, local onde, aliás, todos se conheceram.

Composição

António José Vicente: guitarra portuguesa, Jurista
João Paulo Sousa: guitarra portuguesa, Advogado
João Carlos Oliveira: viola, administrador Hospitalar
Jorge Mira Marques: viola, Psicólogo
Rui Pedro Lucas: cantor, Técnico da área Físico-Quimica
Alcides de Sá Esteves: cantor, Advogado


Actividade (Repertório)

Empenhado que está na divulgação da canção de Coimbra, o Grupo ‘Toada Coimbrã’ apresenta nos seus espectáculos Fados, Trovas e Baladas que marcaram as várias épocas da Canção Coimbrã. No entanto, um dos seus objectivos tem sido o da contribuição para criar novas canções de Coimbra (letra e música), sendo, neste sentido, um grupo de referência da década de 80 e 90, cujos temas inclui nos espectáculos e serenatas. Dos temas inéditos, destaca-se a Balada da Despedida do 5º Ano Jurídico de 1989, pelo êxito que alcançou, sendo, ainda, uma das Baladas da Despedida mais ouvidas.


Actuações

Para além de actuações por todo o país incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira em festividades, espectáculos, festas académicas, o grupo ‘Toada Coimbrã’ conta no seu curriculum com participações em eventos de importância nacional e internacional dos quais se destaca:
- grupo convidado na Europália que decorreu na Bélgica em Setembro e Outubro de 1991 (tendo aí feito diversos espectáculos em várias cidades Belgas);
- serenatas de abertura e encerramento das comemorações dos 700 anos da Universidade de Coimbra, em 1989;
- serenatas das comemorações dos 10 anos da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, em 1990;
- espectáculos comemorativos de aniversários da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra;
- Natal dos Hospitais promovido pela RTP;
- Real Gabinete de Leitura no Rio de Janeiro, em 1989;
- serenata nas escadas da Igreja de S. Vicente (Lisboa), integrado nas festas da cidade de 1990;
- Universidade de Sofia (Tóquio), em 1995;
- Câmara Minicipal de Sendai (Japão)
- Ruínas de S. Paulo (Macau), em 1996 a convite do Governo de Macau

No que diz respeito às actuações no estrangeiro, são vários os países nos quais o grupo teve oportunidade de divulgar a Canção de Coimbra:

- Holanda – 1992
- França (Paris) - 1991, 1993
- Alemanha – 1992
- Andorra – 1987, 1992
- Japão (Sendai e Tóquio) 1995
- Bélgica - 1990, 1991
- Macau – 1996
- Finlândia - 1987
- Suíça - 1987
- Brasil - 1989


Registos Fonográficos

-Em 1989 apresentou em single a Balada da Despedida do 5º Ano Jurídico de 1989;
-Em 1990, em parceria com outros grupos, colaborou na gravação do CD de Baladas da Despedida dos anos 80, no qual apresentou dois temas (um dos quais de sua autoria);
-Em 1992 gravou uma cassete de temas clássicos da canção de Coimbra, editada pela Movieplay Portuguesa;
-Em 1994 colaborou com dois temas na gravação de um CD da Secção de Fado da AAC que integrou vários grupos de Fado de Coimbra;
-Em 1998 colaborou com o tema "Renascer" num CD com a designação "Um Amor de 20 Anos" editado pela CERCIAG.
-Em 2003, em parceria com outros grupos de Fado de Coimbra, colaborou na gravação do CD de Baladas da Despedida dos anos 90, no qual apresenta um tema.
-Em 25 de Junho de 2007 foi editado um CD pela Ovação que integra, exclusivamente, fados inéditos compostos e produzidos pelo grupo, com a designação “TOADA COIMBRÔ.

Sem comentários: