quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Baladas de Despedida dos Anos 80

Baladas dos Anos 80 - Capa

Ref: SF 004 - Edição Secção de Fado da AAC /Conselho de Veteranos
Primeira compilação pós restauração da Praxe, contendo as baladas da despedida inéditas apresentadas nas Récitas de Quintanistas e/ou Serenatas Monumentais da Queima das Fitas de Coimbra na década de oitenta do Séc. XX, sendo a primeira delas de 1984 até às duas últimas de 1989.
A Toada Coimbrã contribui com dois temas, correspondentes às faixas 3 e 6. O primeiro desses temas "Evocação a Coimbra" originalmente apresentada na Récita de Quintanistas de 1985 (e então cantado por Paulo Saraiva) é da autoria de Petrónio Ricciuli, residente em Coimbra mas nascido em Viseu. O segundo tema é a conhecida "Balada do 5º Ano Jurídico 1988/89" executada as primeiras vezes na Récita dos Quintanistas e Serenata Monumental em Abril/Maio de 1989. Nesse ano eram finalistas os componentes António Vicente e João Paulo Sousa. Na compilação foi utilizada a gravação já antes efectuada para a edição do EP já referenciado neste blog.
Todas as restantes Baladas pertencem aos demais grupos intervenientes na compilação, correspondendo, cremos, às respectivas primeiras gravações.

Resta dizer que as gravações e masterização foram feitas nos Estúdios Musicorde, em Campo de Ourique, Lisboa, por Rui Remígio (já conhecido da academia por haver gravado os dois primeiros albuns da Estudantina Universitária de Coimbra) e foto na contracapa da responsabilidade de José Batista, conhecido fotógrafo da academia coimbrã.

Baladas dos Anos 80 - Interior

Baladas dos Anos 80 - Contracapa

Na fotografia supra podemos identificar: 1ª Fila - Manuel Pêra, António Vicente, João Paulo Sousa, José Alberto Rabaça e Luís Carlos Santos. 2ª Fila: Jorge Mira Marques, João Carlos Oliveira, Paulo Soares, António José Moreira, Henrique Ferrão e José Carlos Ribeiro. 3ª Fila (os cantores): Jorge Cravo, Alcides Sá Esteves, Luís Alcoforado e Rui Pedro Lucas.

Esta compilação tem ainda a curiosidade de haver sido, originalmente, editada ainda sob a forma de LP (vinil) e K7, utilizando similares componentes gráficos de apresentação.
Deixa-se assim abaixo, por questão de perspectiva, imagem do conjunto capa/contracapa que revestia o vinil.
Baladas dos Anos 80 - Capa e contracapa do vinil

Sem comentários: