quinta-feira, 14 de maio de 2009

João Paulo Sousa e André Cardoso no Concerto da Primavera - 26.04.2009 - Aula Magna do IPV



Concerto dos Professores do Conservatório Regional Dr. Azeredo Perdigão.
2º Festival de Música da Primavera de Viseu
Aula Magna do IPV - 26.04.2009

"Balada da Oliveira" (Pedro Caldeira Cabral)

Guitarra Portuguesa - João Paulo Sousa
Guitarra Clássica - André Cardoso

A captação das imagens é de Jorge Mira Marques, a quem pertence a guitarra clássica utilizada nesta apresentação.


André Cardoso nasceu em Coimbra em 1980. Frequentou o Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. Azeredo Perdigão onde estudou guitarra clássica com os professores Paula Sobral e Christhopher Lyall.

Mais tarde ingressou na Universidade de Aveiro no curso de Licenciatura em Ensino de Música no instrumento específico de guitarra clássica.

Teve como professores de guitarra clássica Josef Zshapka e Paulo Vaz de Carvalho. Na disciplina de música de câmara estudou com o professor António Chagas Rosa e também com Fausto Neves e Helena Marinho.

Participou em cursos de guitarra clássica e música de câmara orientados por Paulo Vaz de Carvalho, Christhopher Lyall, Timothy Walker, Olga Prats, Betho Davezac, Roberto Aussel, Carlo Marchione e Judicael Perroy

Nestes últimos anos, tem-se apresentado variadas vezes, um pouco por todo o país, a solo e em agrupamentos de música de câmara com variadas formações, cruzando-se com instrumentos como flauta transversal, violino, contrabaixo, acordeão, saxofone, canto, piano, guitarra portuguesa, duo de guitarras, quarteto de guitarras, orquestra de guitarras.

Gravou para a RDP Antena 2 no ‘Síntese’ - Festival de música contemporânea da Guarda.

Foi solista, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, interpretando o concerto de Joaquin Rodrigo, Fantasia para un Gentilhombre no 1º Festival de Música de Viseu.

Tocou no 10º Concurso e Festival Internacional de guitarra clássica de Sernancelhe com o octeto de guitarras ‘Acorde Ensemble’.

Participou em variadas obras teatrais como compositor, intérprete musical e também como actor.

Leccionou a disciplina de guitarra clássica e expressão musical em variadas escolas entre elas a Riff-Aveiro, a Academia de Música de Lamego e o Conservatório de Música de Águeda. Desde 2004, que é docente de guitarra clássica no Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão em Viseu.

1 comentário:

rui lopes disse...

O Dr. Paulo Vaz de Carvalho, citado no texto, foi Repúblico na Real República Palácio da Loucura, onde, em território da referida república é conhecido por "Paulinho da Viola", no território da vizinha República Portuguesa já é o Dr. Paulo Vaz de Carvalho.