terça-feira, 2 de setembro de 2008

Quem nos canta - O Grupo de Fados de Bragança - VIA LATINA


Já havíamos, em tempos, dado notícia deste trabalho que inclui uma versão da Balada de Despedida de 89. Porém, a verdade é que, só agora, tal registo entrou no circuito comercial, do que nos foi dado nota (com a oferta de um exemplar) pelo próprio Via Latina. Também aí, uma conduta exemplar que nos apraz registar e que penhoradamente agradecemos.




Dadas as especiais condições (humanas e geográficas)desta edição cumpre dizer que o mesmo encerra um Amor incondicional a Coimbra e à sua música. Como pode ver-se no próprio site do grupo, apenas um dos seus elementos teve ligação efectiva e presencial com a Lusa Atenas, o Dr. Jorge Poço, que aí cursou Medicina e foi aluno de guitarra na Secção de Fado da AAC com Jorge Gomes. Todos os restantes sempre cultivaram essa paixão à distância afirmando que, desde a década de 60, Bragança sempre foi uma "pequena Coimbra" reproduzindo praxes e costumes com o máximo rigor, incluindo o uso da capa e batina no seu Liceu e, obviamente, a sua música.

O CD tem um som etéreo e reverberativo que pessoalmente me agrada e comporta uma viagem por diversas fases da Canção de Coimbra. É também notória a reprodução da estética interpretativa em uso até à década de 70.
Para além dos fados e guitarradas clássicos comporta ainda um original do seu Guitarrista Gilberto Carvalho, curiosamente chamado "Balada para um Amor Perdido" (o adjectivo é aqui aplicado por o nosso último CD incluir a "Trova de um Amor Perdido").
Quanto à versão da nossa Balada de 89 que encerra o trabalho, com tudo o que isso significa, denota cuidada preocupação. Relativamente ao original demarca-se através de algumas alterações harmónicas e sobretudo na execução num ritmo mais pausado e por isso, ainda mais emotivo. Tendo a faixa a duração de 6.08 minutos torna-se isto mais evidente dizendo que as nossas versões estão preparadas para durar entre 4.54 e 5.05 minutos.
Em suma, um louvável esforço ao qual desejamos as maiores felicidades e sucesso, bem como longa vida ao grupo Via Latina.

João Paulo Sousa

Sem comentários: