sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Quem somos nós...

JORGE MIRA MARQUES
Licenciado em Psicologia pela Universidade de Coimbra (1980 – 1985), exerce a actividade profissional de psicólogo no Agrupamento de Escolas Inês de Castro em Coimbra.
Natural de Cerdeira, concelho de Mortágua, distrito de Viseu, veio viver para Coimbra aos 10 anos de idade aquando do ingresso no 5º ano de escolaridade.
A sua aprendizagem instrumental iniciou-se na adolescência embora o sonho de um dia vir a tocar em grupos musicais tenha nascido na meninice. Foi um autodidacta até aos 18 anos, mas sentindo a necessidade de evoluir frequentou aulas de viola no antigo FAOJ, hoje Instituto Português da Juventude, com o professor Mário Castro. Já na faculdade, no inicio dos seus estudos superiores, inscreve-se na Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, organismo que dava os primeiros passos na luta pelo ressurgimento das tradições coimbrãs em particular do fado de Coimbra. Surgiu assim a oportunidade de aprender a técnica de acompanhamento de fado, tendo como “mestre” Carlos Caiado. Durante três anos teve uma actividade ecléctica, já que além de tocar em grupos de fado da secção, foi ainda instrumentista (viola) na Orquestra Típica, na Orquestra Pitagórica (bandolim) e no Grupo de Cordas (bandolim) do qual foi fundador.
No Verão de 1983, após convite de amigos, decide enveredar por outras sonoridades. Assim durante cinco anos fez parte de um grupo de baile com o académico nome de “Honnoris Causa”.
Em 1988, um convite irresistível da “Toada Coimbrã” que nessa altura era ainda formado por apenas quatro elementos possibilitou o regresso ao fado e o concretizar de um velho sonho: pertencer a um grupo de fados de Coimbra com um projecto sólido e duradouro como felizmente veio a acontecer.

Sem comentários: