sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

"In Memoriam" - Manolo Mena


Este post de hoje nada tem a ver com a Canção de Coimbra. E só tem a ver com a Toada Coimbrã por de alguma maneira eu haver catequisado os restantes elementos quando aos méritos de um grupo canário mundialmente conhecido que são os "Sabandeños", galardoados, entre outros, por exemplo, com o Prémio Princípe das Astúrias. E de os ter obrigado vezes sem conta a ouvir no meu carro discos deles.
Mas ontem, para mim, foi um dia tristíssimo.
Chegou ao meu conhecimento a notícia do falecimento de um dos seus mais notáveis solistas, um primeiro tenor de nome José Manuel Gonzaléz Mena, mais conhecido por Manolo Mena, ou "La Estrella", como era conhecido pelos seus pares.
Confesso que nutria por ele e pelas suas capacidades vocais uma admiração imensa. Era, quiçá, a minha voz preferida.
Mais do que isso, tinha inveja por não ter sido dotado pela natureza com igual dom.
Sabia que o mesmo estava doente mas o impacto da notícia para mim inesperada fez mesmo correr uma lágrima impossível de evitar.
Tive algumas oportunidades de falar com ele que perdi por alguma timidez e reverência, apesar de me dizerem ser uma pessoa completamente acessível. Esperava sempre que fosse na próxima vez, o que já não vai poder acontecer...
Aqui deixo o meu sentido pesar e a falta que aquele "canário" me vai fazer.
A música, toda a música, ficou mais pobre. Muitíssimo mais pobre.
Descansa em Paz.

Deixo aqui um video de uma memorável actuação já com mais de dez anos num concerto em Barcelona. O Mena é o segundo solista. O tema chama-se "Folias de Libertad" e é uma de muitas magníficas interpretações que deixou de Boleros, Folias, Isas ou Parrandas. Mas quem quiser procurar tem na internet muito mais exemplos da valia deste Homem.


JPS

Sem comentários: