segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Coimbra a Três Tempos - Hoje no TAGV a apresentação do projecto

Hoje só lá vamos estar para assistir, uma vez que o espectáculo vai ser assegurado pela Tertúlia do Fado de Coimbra, pelo Praxis Nova e por um grupo de actuais estudantes da Secção de Fado da A.A.C.

Fado nos parabéns aos 121 anos da AAC
Espectáculo comemorativo no TAGV é dedicado às fases do fado

A Associação Académica de Coimbra (AAC) celebra hoje 121 anos. Para assinalar a data, sobe hoje ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), a partir das 21h30, o espectáculo “Coimbra a 3 Tempos”, integralmente dedicado ao fado de Coimbra. Dividido em três fases, o primeiro grupo de convidados vai representar as décadas de 50, 60 e 70. Seguem-se os anos 80 e 90 e, finalmente, haverá uma representação do actual panorama da secção de Fados da AAC.Tertúlia do Fado de Coimbra, Praxis Nova, Toada Coimbrã, Alma Mater, Canto Coimbra, Capas Negras, Verdes Anos, Coimbra, Canção de Coimbra, Quarto Crescente e ainda três grupos de estudantes, escolhidos pela Secção de Fado da AAC, são os convidados da noite.A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhetes no TAGV.Do programa, destaque também para a apresentação cénica, na quinta-feira, às 21h30, na Aula Magna, em Lisboa. Trata-se de uma conversa entre uma jovem de 18 anos com o avô sobre o futuro. Entre os desafios e as várias opções que tem à sua frente, a escolha recai na Universidade de Coimbra. A génese da AAC está na fundação, em 1836, da Academia Dramática. Nos finais de 1837, divergências no seio do grupo leva um grupo de dissidentes a fundar a Nova Academia Dramática, que se instalou no edifício do Colégio de São Paulo “O Apóstolo”, onde hoje é a Biblioteca Geral. Com o passar do tempo, a Academia Dramática acabou por ser extinta, enquanto a Nova Academia Dramática ganhava força, tendo adoptado o nome de Academia Dramática de Coimbra.A fusão do Clube Académico de Coimbra e da Academia Dramática de Coimbra deu origem à Associação Académica e Dramática, que, em 1887, passa a designar-se Associação Académica de Coimbra.A tomada da Bastilha, a crise académica de 1969 e a luta pela abolição das propinas constituem alguns dos momentos mais marcantes da maior academia do país.

Fado de Coimbra percorrerá o país
«Não se pretende reduzir a AAC ao fado», começou por dizer André Oliveira, presidente da DG/AAC, ao enquadrar o espectáculo de hoje à noite, que assinala os 121 anos e, simultaneamente, encerra as comemorações dos 120 anos. Pretende-se sim, elucidou, promover o fado e concretamente o fado de Coimbra. Um das formas será criando «impacto a nível nacional». Para tanto, explicou o dirigente associativo, o espectáculo de hoje, acompanhado por um vídeo ilustrativo da tradição e locais de Coimbra, ficará na posse da AAC e será levado a diferentes regiões do país.Antes do espectáculo será assinado um protocolo entre a AAC e diferentes entidades – Universidade, secções de fado da AAC, Câmara Municipal de Coimbra, Empresa Municipal de Turismo, Direcção Regional da Cultura do Centro e, provavelmente, também com o Governo Civil – num «compromisso de defesa do fado».

Artigo do Diário de Coimbra de Hoje. In: http://www.diariocoimbra.pt/19697.htm

Sem comentários: