quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Quem nos Canta - GFFEUP- "20 Anos"

Mais um novo trabalho incluindo uma versão da Balada de Despedida de 89.
Embora não nos cabendo fazer aqui uma qualquer crítica - que sempre seria vista para o bem e para o mal como institucional - este não é apenas mais um, por vir de quem e de onde vem.
Na verdade este é um grupo que procura aprofundar as raízes do que faz, demonstrando preocupação pelo rigor (apesar da aculturação "Invicta" que faz da letra de "À Meia Noite ao Luar") na execução de alguns fados tradicionais sobejamente conhecidos e de épocas diferentes, mas também pela tentativa de inovação sem atropelo da tradição (como no caso da versão apresentada de "Os Vampiros").
O trabalho está inequivocamente cristalizado no labor do primeiro guitarra, o nosso amigo Dr. Manuel Soares, cujo relevo não é possível disfarçar, com acompanhamentos e introduções de qualidade bem como com a execução aprimorada de algumas guitarradas.
Inclui ainda uma Balada de Despedida da autoria do próprio grupo com a participação da Tuna e da Tuna Feminina, ambas também da Faculdade de Engenharia do Porto.
Quanto à nossa Balada não é de mais referir que volta a mesma a ser gravada mesmo tendo já também feito parte do primeiro disco deste grupo em formação anterior (Disco "Cantares D'Alma Lusa", já constante deste blog). Reconhecemos, penhoradamente agradecidos, que a actual formação continua a insistir na execução e divulgação deste tema, o que faz com competência e agradável e harmonioso arranjo no que tange aos coros do refrão.
Tecnicamente, é visível o apuro e preocupação na captação sonora resultando num som cheio e agradável onde é perceptível a participação de cada um dos seus intervenientes.
Aos nossos amigos do GFFEUP, os votos do maior sucesso neste trabalho que sabemos ir ser em breve formalmente apresentado à sua academia, e o desejo que o período de intervalo de edição de novos trabalhos baixe consideravelmente, não ficando mais dez anos sem gravar.

Capa e verso da capa

Páginas 2 e 3

Páginas centrais (4 e 5).

Páginas 6 e 7.

Contracapa.

Mais informações sobre este trabalho e sobre o grupo podem ser encontrados aqui: http://www.grupodefadosdeengenharia.com/


Sem comentários: