quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Nota Reflexiva

Como os frequentadores deste blog muito bem sabem este espaço sempre funcionou indevidamente de acordo com as práticas “internáuticas”. Mais que um diário, propenso a comentários e/ou polémicas, ele historia e documenta (ou pelo menos procura) a vida da Toada Coimbrã, ou seja, o seu conteúdo seria mais próprio para um “website” do que para um blog propriamente dito. Por isso tão raramente aparecem opiniões individuais da autoria dos seus autores ou dos restantes elementos do grupo (que não de terceiros para o que estamos sempre abertos), se exceptuarmos as minhas “crónicas de cima do palco” que creio poderem interessar não só quem nunca lá pôs os pés mas também aqueles que repetidamente vivenciam essa experiência.
Também por isso apresenta vídeos e outros trabalhos de terceiros, conhecidos e desconhecidos (de algum modo relacionados com o grupo ou as suas criações) duma forma neutra e acrítica, apostando exclusivamente na sua divulgação.

Vem este intróito, que é ao mesmo tempo conclusivo, a propósito dos comentários feitos até agora ao “post” anterior acerca do aniversário do blog bem como das anotações no livro de visitas, mesmo aqui ao lado.
Vindos de quem vieram mais responsabilizam quem aqui vai colocando os conteúdos: um dos elementos do grupo, colaborador activo do blog, e dois bons amigos (embora quanto ao Eduardo eu ignore se proveniente do E. Coelho ou E. Pina, o que é para este efeito indiferente), além do estudioso e interessado Rui Lopes.
Tendo amadurecido quanto à utilização desta ferramenta, o futuro será, como já dito, algo mais ponderado e criterioso, não obstante faltarem ainda muitas coisas a preencher: o Brasil, a Europália, a fase académica activa, as memórias e troféus, as influências que colhemos, as que vamos deixar e tanto mais.
Além disso, pessoalmente, quero também voltar ao “Átila” que positivamente abandonei quando iniciei este blog. A vontade mo impõe assim como a insistência dos meus amigos. E, quem me conhece, sabe ser o meu tempo curto, o que foi agravado neste ano com o aumento da carga horária no Conservatório bem como as funções que presentemente desempenho na Ordem dos Advogados.
Talvez o Toada passe a ser menos um “diário” e mais um “semanário”, concentrando mais informação em apenas um dia, seguido de outros de descanso, quem sabe?
Certo é, como diz o outro, que “ele vai continuar a andar por aqui”…

João Paulo Sousa

2 comentários:

Anónimo disse...

Em nome da verdade o livro de visitas foi assinado por mim (risos)...e aproveito a oportunidade para mais uma vez endereçar os meus parabéns a este brilhante blogue.
Abraço
Eduardo Pina

WB disse...

Não visito o blogue com a mesma regularidade de antes, embora seja paragem obrigatória quando tenho mais tempo.
Qualidade e mestria caracterizam-no na perfeição.
Pena não haver, de facto, mais intervenção dos demais membros do grupo, contudo, aquilo que cresceu no espaço de 1 ano foi já de monta e um serviço muito útil aos fãs, estuiosos e curiosos.

Parabéns, João Paulo, parabéns amigos da Toada.