quarta-feira, 18 de novembro de 2009

João Paulo Sousa - A aventura "Tunogasta" ....


De tuno gasto nada tem, convém referir desde logo, muito pelo oposto deve-se dizer com total propriedade.O seu Curriculum é invejável sob qualquer tomada de vista. Pautado pela moderação, verticalidade, honradez e pela enorme sapiência sobre a matéria Tunante, o Dr. João Paulo Sousa ainda me concedeu o previlégio de ser seu amigo e, obviamente, bastaria neste meu espaço tal para lhe fazer a devida vénia.
Mas não será de todo necessário apelar à nossa amizade para lhe deixar aqui algumas palavras, bastaria o seu percurso e só esse:Foi Seccionista da Secção de Fado da A.A.C. (participações pontuais com outros grupos da S.F., nomeadamente a Orquestra Típica e Rancho, e Escola de Fado, Responsável pela organização da Serenata Monumental por ocasião das comemorações dos 700 Anos da Universidade de Coimbra - 1990);
Membro do Grupo de Fados de Coimbra "Toada Coimbrã" (desde 1988, com centenas de espectáculos realizados em Portugal Continental e Regiões Autónomas, autor e co-autor de peças musicais da Canção de Coimbra, participando em vários trabalhos fonográficos editados e a editar, bem como vários programas televisivos);
Membro da Estudantina Universitária de Coimbra (desde finais de 1988, participando nas gravações dos fonogramas “Estudantina Passa” e “Canto da Noite”) ;
Membro fundador da Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu(Membro do Conselho artístico desde a fundação até 1995, Presidente da Mesa do Plenário da Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu para o ano de 1994, publica em Maio de 2002, através da Palimage Editores a monografia intitulada “ Dez Anos de Infantuna – Contributo Para a Memória de um Fenómeno”);
Tuno Veterano da - extinta - Tuna de Arquitectura de Valladolid;
Orador convidado no II ENT, na Guarda, subordinado ao tema “As Tunas e a variedade de instrumentos musicais associados”;
Orador convidado no III ENT, em Coimbra, subordinado ao tema “Tunas fora de palco!!! E agora?”;
Foi coordenador da equipa que organizou e levou a efeito o IV ENT de Viseu (2006) no qual, como conferencista, discute o tema da "Organização Estrutural das Tunas Académicas Portuguesas - da Horizontalidade à Verticalidade".
Membro da Administração do site www.Portugaltunas.com desde 2004.
Este é o seu Curriculum traços gerais e a ele haveria que juntar uma série de predicados pessoais que a sua pessoa encerra na abordagem quer do tema tunante, quer da temática académica a nivel geral.
O João Paulo Sousa é daquelas personagens únicas que, não obstante, preserva de forma subtilmente inteligente a imagem de "anti-heroí tunante", o que lhe confere uma credibilidade ao cubo, diria até.
Advogado de profissão, um estudioso por autonomasia seja do que seja para que possa intervir sempre que assim lhe é solicitado, é o Dr. João Paulo Sousa um dos mais ilustres "tunólogos" da nossa praça tunante, reconhecido por tal quer em Portugal quer fora de portas, o que lhe granjeou inumeras amizades em várias latitudes do mundo Tunante seja por cá seja por "alla".
Amante da "sua" Coimbra e da "mais que sua" Viseu, a sua reconhecida capacidade e conhecimento sobre o fenómeno tunante nacional revela-se essencial à sua percepção e contextualização de facto, sempre com mente aberta para encarar os desafios tunantes de hoje mas nunca relegando o que para trás foi feito, o que lhe permite estabelecer facilmente a ponte entre a ortodoxia e a heterodoxia tunante hoje patente, entre gerações passadas e actuais, com uma rara sensibilidade.
Serve esta "aventura" para deixar patente o meu reconhecimento - e julgo que de muitos de nós também - quanto ao contributo que deu, dá e seguramente dará ao estudo do fenómeno tunante nacional.
Como já disse antes, não é meu hábito fazer aqui neste espaço "Autos de Proclamação" seja a quem seja - não será certamente o caso em apreço por inadequado - e muito menos fazer a apologia do culto da personalidade de alguém que, seguramente, dela nada necessita, porque o seu contributo foi, é e será sempre desinteressado e por mero amor a uma cultura única. E porque pessoas deste calibre intelectual e cientifico até rareiam cada vez mais num mundo tunante cheio de "falsos profetas" e de "entendidos de vão de escada", surge esta "aventura" tão merecida quanto justa.
Outros desta casta tão valiosa serão aqui lembrados a seu tempo, de quando em vez. Galeria ilustre, nobre e única, por tal, com tratamento também ele distinto. Não que necessitem dele - pelo oposto! - mas porque eu, na qualidade de autor deste blog, assim o entendi, simplesmente.
N.D.R.: "Tunogasto" era o nick utilizado pelo João Paulo Sousa enquanto participante do portal Portugal Tunas (http://www.portugaltunas.com/) do qual continua a ser administrador.

Sem comentários: