sexta-feira, 13 de junho de 2008

Momentos Académicos (I) - As nossas Histórias

Os percursos académicos dos elementos da Toada Coimbrã e as suas vivências influenciaram - e muito - o que o grupo se veio a tornar.
Aqui temos o dia do "rasganço" do J. P. Sousa em meados de Maio de 1990.

Aqui, antes da parte dolorosa, iniciando a subida das escadas junto à Torre da Universidade onde é efectuado o rasganço. Estão presentes, além dos infra indicados, vários amigos com especial incidência nos companheiros da Estudantina Universitária de Coimbra.

Aqui, já depois da sova, no registo fotográfico da sessão ao fundo da Via Latina (não podem aqui ser colocadas as fotos impróprias que antecederam esta, tendo apenas sobrado a capa, a pasta, o colarinho, meias e sapatos), com a "fadistagem" presente.

Da Esquerda para a direita: Jorge Gomes, Jorge Cravo, Luís Carlos Santos, Luís Alvelos, José Alberto Rabaça, Nuno Encarnação, António Vicente, António José Moreira, "Rabacinha", Manuel Pêra e Pedro Anastácio.

À época, em Coimbra, existia um bar com um ambiente irrepetível, o "1910" frequentado por muitos e, em especial, pelos elementos dos grupos de fado (presenças diárias) e da EUC, onde ocorreu a sessão copofónica nocturna, podendo ver-se vários elementos da Estudantina e também a futura mulher do então recém licenciado (em primeiro plano).

Claro que não faltou a música, documentando esta foto o momento em que o visado acabava de cantar (é uma forma de expressão) um ... fado de Coimbra, claro!

Vêem-se, além dos já mencionados, João Carlos Oliveira e Jorge Mira Marques (de costas), bem como outros amigos: "Rofadinha", Paulo Santos, João Correia e até a mãe do desgraçado (as marcas nas costas eram ainda bem visíveis).

Uma menção para uma figura da noite de Coimbra presente na foto: o nosso amigo Gama, único barbado na imagem.

Nota final para a decoração do bar e para o painel tutelar com o Zeca Afonso e o Adriano Correia de Oliveira que tão bem documenta o ambiente que ali se vivia naqueles idos de finais de 80, princípios de 90.

Sem comentários: