quarta-feira, 21 de maio de 2008

Récita de Quintanistas de 1989 - A primeira apresentação pública da Balada de 89

À data uma das manifestações académicas mais queridas da Academia, a Récita de Quintanistas, imediatamente anterior ao início das festividades da Queima das Fitas, sempre foi o palco privilegiado de apresentação das Baladas de Despedida que seriam executadas na Serenata Monumental na semana seguinte. A razão é óbvia: era a ocasião em que se congregavam os quintanistas (finalistas) dos diversos cursos da Universidade de Coimbra, servindo como apresentação e simultaneamente ensaio.
Como indicado no seu nome, além das baladas, são apresentadas rábulas e "sketches", declamações e outros actos de avaliação da vida académica já quase passada. As "vítimas", objecto desses actos, são normalmente autoridades civis ou académicas, em especial os "lentes", ou colegas que proprocionaram especiais condições para esse escárnio e maldizer. Na imagem supra é possível identificar os elementos da Toada Coimbrã, António Vicente e João Paulo Sousa, à época finalistas, que participaram duma dessas rábulas, embora devidamente disfarçados, por não estarem ainda concluídas as aprovações a todas as cadeiras.

A Toada Coimbrã no início da pequena demonstração que precedeu a apresentação da Balada de Despedida.


Sendo uma Balada de Direito, a sua apresentação teve o apoio de um coro formado pelos restantes quintanistas do curso presentes, que, fiéis às suas tradições, e para o acto, não puderam dispensar as tradicionais "cábulas". Devido ao cronograma das festividades apresentam-se ainda como apenas fitados, pois as cartolas e bengalas chegariam apenas no dia do Cortejo, faltava então ainda mais de uma semana.

Temos que reconhecer que o sucesso foi imediato. Resta apenas acrescentar que esta récita teve lugar no Colégio de S. Teotónio na noite de Domingo, 30 de Abril de 1989.



1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Colegas,

Adoraria ter estas fotos para a Festa que estamos a organizar de comemoração dos 25 anos do Curso Jurídico 1984/1989. Pode ser?
o meu contactO. mchantal@direito.up.pt.

Que saudades.
Um abraço grande
Chantal