terça-feira, 21 de outubro de 2008

Advocal e Fadvocal cantam a Balada da Despedida de 89 no V encontro do IAPI

Pudemos presenciar no passado Sábado uma actuação dos grupos ADVOCAL (coro) e FADVOCAL (grupo de fados) do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados, no âmbito do V Encontro do Instituto dos Advogados em Prática Individual.
Do programa fazia parte a Balada do do 5º Ano jurídico 88/89, que serviu de transição entre os referidos grupos, tendo sido executada conjuntamente por ambos.
Aqui deixamos o prospecto ilustrativo do programa.



Curiosamente, e como salientado abaixo, a mesma é apenas referida como "Balada da Despedida", mencionando-se como seu Autor apenas o António Vicente, por contraponto à identificação que é feita à Balada do 6º Ano Médico de 1958, correctamente mencionada (para não falar na "vexata quaestio" quanto à autoria da letra desta balada, de que o Diário de Coimbra ainda recentemente deu eco).

Aparentemente esta é uma prática agora em uso em Coimbra, já que nos chegou a notícia que algo semelhante ocorreu com o novo disco dos Antigos Orfeonistas de Coimbra "100 Anos de Fado" recentemente dado à estampa. E por provir de onde provém (em ambos os casos) deveria,quiçá, exigir-se um pouco mais de rigor.

1 comentário:

Anónimo disse...

OK Amigos
Dou a mão à palmatória!... Vou passar a consignar: Balada da Despedida do 5º Ano Jurídico - Letra: António Vicente; Música: Rui Lucas e João Paulo Sousa. Está bem assim? Grande abraço e, já agora, Feliz Natal para todos. José Castanheira (Advocal).