quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Análise Crítica do CD "Toada Coimbrã" - Dr. Manuel Soares

São hoje em dia raras, no nosso país, as edições de obras ou peças originais de raiz popular portuguesa. Contudo, se assumirmos como escopo o Fado ou Canção de Coimbra, ainda vão aparecendo, mesmo que a conta-gotas, algumas pérolas de criatividade que não só retomam um estilo e uma estética musical perfeitamente identificáveis, como ainda lhe acrescentam algo de novo. Em 2007 foi lançado o CD do Grupo de Fados de Coimbra Toada Coimbrã, obra discográfica que condensa uma formação de uma vintena de anos.

Logo à primeira auscultação sobressai o natural entrosamento instrumental do grupo. As guitarras entrelaçam-se em simbioses de melodia e acompanhamento que escapam ao que de mais vulgar se vai ouvindo. As violas seguem uma linha de acompanhamento clássica que suporta com grande eficiência o trabalho das guitarras, cruzando em alturas-chave tons de passagem cuja harmonia enobrece a passagem entre as várias secções de cada tema.

Destaque logo à partida para o sexto tema, que marcou e continua a marcar presença em inúmeros espectáculos e manifestações culturais académicas por todo o país. A Balada da Despedida do 5º Ano Jurídico de 88/89 afirmou-se ao longo da derradeira década do século XX como uma nova balada de despedida de referência, suplantando as demais congéneres com uma linha melódica consistente e versos desprovidos de qualquer romantismo bacoco. De resto, a consistência é uma tónica constante em todo o álbum.

Continuando a audição do álbum, perdura essa mesma sensação. Nota-se um particular cuidado em acrescentar-se riqueza harmónica a progressões que não votam ao esquecimento os cânones populares que cultivaram as origens do Fado de Coimbra. E por "riqueza harmónica" não se entenda a reharmonização com um acrescento exacerbado de dissonâncias: a Toada preserva as fórmulas de composição mais simples mas de um sensato bom gosto, enriquecendo-as com a prestação individual - mas devidamente enquadrada - de cada instrumento, como se atenta no décimo-primeiro tema, "Triste Devaneio".

Incomum é a introdução de elementos sonoros no início do tema "Ficarei Até Morrer", remetendo para o sempre etéreo conceito do "mar" coimbrão, numa subtil mas inteligente contextualização que não é frequente implementar-se em gravações do género.

A nível de produção, é notável a coerência impressa nas gravações vocais e instrumentais, que resulta numa mistura final sólida e que efectivamente soa a "grupo de fados", e não apenas a uma soma de todas as partes, como por vezes acontece quando se encerra num estúdio um grupo cuja tipologia é essencialmente voltada para as prestações ao vivo. A contribuição de cada elemento tem o seu lugar no espectro sonoro e um papel cooperativo no desenvolvimento dos temas, o que confere a todo o álbum um equilíbrio assinalável.

A escola presente no álbum da Toada Coimbrã segue uma lógica e um estilo que vai beber directamente às raízes do Fado ou Canção de Coimbra. Portanto, desengane-se quem espera quebras com as bases. É um perfeito exemplo de evolução na continuidade, e prova que este género musical está bem vivo e a mexer.

Agora também em : http://www.portaldofado.net/index.php/toada-coimbra-2007.html

Sem comentários: